O que é coworking? Onde surgiu, e quais suas vantagens nos dias atuais?

Resumo: Coworking é uma alternativa do home-office, porém em um ambiente mais profissional.

Seu objetivo é oferecer uma opção de local onde você possa trabalhar, com custos inferiores ao de um escritório convencional, porém com todas as vantagens de um escritório, e em um espaço compartilhado.

O que é coworking?

O termo coworking é notoriamente novo dentro do cenário imobiliário comercial.

O conceito desse novo modelo de trabalho visa a troca de informações e interações entre pessoas de diversos segmentos e áreas do mercado de trabalho.

O termo Coworking, também remete a ideia de cooperatividade já que dentro dessas localidades diversos indivíduos em funções e empregos distintos dividem o mesmo espaço, ou seja, e possível pensar em diversas relações que serão criadas pelo contato com outros indivíduos de diversas áreas, possibilitando assim o networking entre eles.

Os espaços de coworking, em geral, oferecem várias opções de tamanhos de ambientes, salas de reunião, espaços mais amplos e livres para quem quer interagir ou não precisa de nada tão reservado. Fora as salas privativas os outros ambientes são de uso comum: limpeza, internet, impressoras, área do café, descompressão, lazer e alimentação, recebimento de correspondências e serviços de endereço fiscal e comercial.

Normalmente o pagamento é feito por hora, dia ou mensalmente, conforme a necessidade de uso. É como alugar um escritório, mas com o custo bem abaixo de um escritório tradicional.

Qual é o objetivo de um coworking?

O objetivo de um coworking é oferecer uma opção de local onde você possa trabalhar.

É uma alternativa do home-office, porém em um ambiente mais profissional.

Normalmente é bastante procurado por empreendedores ou freelancers, porém qualquer pessoa pode utilizar os benefícios que um coworking pode oferecer, e por um preço bem abaixo se comparado com o aluguel uma sala de escritório comum.

Onde nasceu o coworking e quando esse modelo surgiu no Brasil?

O termo coworking foi usado pela primeira vez em 1999 pelo designer de jogos Bernie De Koven, um norte-americano que desenvolveu uma plataforma de trabalho online que facilitava reuniões.

Por sinal, sua estrutura não era tão diferente do que hoje conhecemos por home-office.

Anos mais tarde, em 2005, o termo passou a denominar o uso aplicado atualmente.

No Brasil, o primeiro modelo surgiu em 2007, em São Paulo, com o Impact HUB.

De acordo com a Coworking Brasil, em 2019, o país já contava com 1.497 unidades incluindo o COWORKA na Vila Mariana, pioneiro também nos serviços de endereço fiscal e comercial.

O estado de São Paulo abriga a maior parte deles, tendo 663.
Por cidade, a capital paulista está na frente, com 388 unidades, seguida de Rio de Janeiro com 106 unidades, Belo Horizonte com 64 unidades, Porto Alegre  com 54 unidades e Curitiba com 44 unidades.

Como um coworking pode te ajudar a produzir mais?

Se você trabalha em home office, sabe como é difícil separar a vida pessoal da vida profissional.

Muitas vezes, essa falta de limites entra em seu caminho, fazendo com que você deixe de trabalhar para cuidar de tarefas diárias.
Já dentro de um coworking, essa noção existe de forma natural. Afinal, você não está em casa e não tem todas aquelas distrações para roubar a sua produtividade.

O simples fato de estar lado a lado com outros profissionais que estão engajados em suas próprias atividades já desperta o desejo de dar o melhor de si.

Você encontra mobília de alta qualidade, iluminação adequada, decoração estimulante e até áreas de descanso, como jardins, biblioteca e cafés.

Inclusive, fazer pausas para aproveitar essas áreas é uma das formas como o coworking melhora a produtividade, já que você volta ao trabalho mais focado e  disposto logo em seguida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *